Escolher uma plataforma de leilões pode parecer fácil. Mas, dentre as opções do mercado você pode levar em consideração os aspectos errados. É fundamental contar com uma solução específica para o mercado de leilões, tendo como alguns dos objetivos simplificar o trabalho e potencializar os resultados, enxugando o tempo de ações que podem ser o gargalo de produtividade de muitas casas.
Se você deseja uma integração de sucesso e resultados reais, deve explorar todas as possibilidades e investigar cada opção detalhadamente. E, para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos um breve guia com os principais fatores que você precisa analisar antes de contratar uma plataforma de leilões.
Vamos lá?
Reputação
Consideramos a reputação da plataforma diante do mercado, um dos fatores mais importantes a serem analisados! Aposto que você já deve ter escutado “Me diz com quem tu andas, que direi quem tu és”. Trazendo isso para os negócios, seja em qualquer mercado, se você anda com pessoas que são bem sucedidas você tem uma certa credibilidade e ganha pontos com isso.
Agora, trazendo esse exemplo para a plataforma de leilões, pare e pense: qual é a reputação que ela tem? De alguma forma irá agregar valor à sua casa de leilão ou causar um efeito negativo?
Sendo positivo ou não, isso reflete diretamente na imagem do seu negócio. Por isso, recomendamos que você procure avaliações de outras casas para ajudar na tomada de decisão, esclarecendo alguns aspectos significativos, que somente quem utiliza o serviço pode informar.
Aqui na Arremate Arte, isso é assunto sério. Por isso, buscamos casas de leilões que são responsáveis e se comprometem em exercer as suas funções com uma boa conduta, seguindo todas as diretrizes da nossa plataforma, que assegura que tanto as casas de leilões, quanto os arrematantes estarão em um ambiente seguro.
Acesse o nosso termo de qualidade e saiba quais são as condições que desenvolvemos para que uma casa de leilão possa participar da nossa plataforma.
Usabilidade
Para tirar o máximo proveito de tudo que você está contratando e ter uma excelente performance da sua equipe, vale considerar o uso da plataforma, não apenas por você, mas também por toda sua equipe.
Partindo dessa questão, a plataforma deve ter como principal objetivo ser fácil e útil para seus usuários, ou seja, quem a utiliza deve realizar ações sem dificuldades. Isso reflete não apenas na satisfação de seu uso, mas também na produtividade e aproveitamento integral dos recursos que ela oferece.
Também avalie o uso da plataforma em relação aos seus clientes. Ela é intuitiva o suficiente para garantir que eles continuarão participando e arrematando em seus leilões? É um ambiente seguro e organizado do ponto de vista dele?
Ter uma interface completa e fácil de operar garante o sucesso de trabalho como um todo: tanto pela produtividade, quanto pelas vendas.
Portanto, analise todos os cenários!
Gestão Integrada
Sabemos o quanto o tempo é um fator crucial para a organização dos leilões, e investir em soluções que auxiliem as atividades ajuda a otimizar estes processos, aumentar a produtividade da equipe e, com isso, acaba gerando mais tempo para fazer o que realmente importa: captar mais peças, fidelizar seus clientes e, claro, vender mais!
Por isso, ter um sistema de gestão integrado aumenta o seu poder de controle sobre todos os aspectos de uma gestão corporativa, como as operações do leilão, burocracias, logística, administração e contabilidade. Tudo isso em uma única plataforma, funcionando como uma central de controle.
Imagine realizar cobranças, emitir recibos de vendas, devoluções, compra, retirada e nota fiscal por lote ou de forma agrupada? E mais, realizar leilões ao vivo, presenciais ou por telefone de forma integrada, sem ter que gerir cada lance de forma individualizada, podendo, inclusive, acompanhar em tempo real os detalhes do lote, quem está online e quem está lançando.
É possível incluir todos os processos, acompanhar, integrar e gerir tanto as informações, quanto os processos internos da sua casa de leilão, automatizando operações manuais e identificando problemas e oportunidades e, até mesmo, criando estratégias de crescimento no mercado.
Ter tudo isso integrado com uma boa gestão de relacionamento com clientes (CRM) é a cereja do bolo para o sucesso da sua casa de leilões.
Aparência e customização
A interface da plataforma é de extrema importância, mais uma vez, não apenas para você e sua equipe, mas também para o seu cliente. Do ponto de vista do seu time, o uso diário precisa ser agradável e funcional, mas para o seu cliente não basta apenas ser funcional. Mais do que apenas ser útil e agradável, ele precisa comunicar o posicionamento da sua marca.
Além disso, criar um site customizado com a sua identidade visual e poder usar o seu próprio domínio é um detalhe que faz toda a diferença. Portanto, a nossa recomendação é que você opte por plataformas que sejam mais flexíveis em relação a isso.
Leilão AO VIVO
Chegou a hora de falar sobre o momento mais esperado: iniciar o leilão ao vivo. É imprescindível contar com uma plataforma que tenha recursos o suficiente para não te deixar na mão. Afinal, todos os seus clientes estão ali, assistindo o seu grande evento.
É comum que haja uma pequena diferença entre lances presenciais, por telefone e ao vivo. No entanto, esse tempo não deve ultrapassar o marco de 2 segundos para que não haja nenhum tipo de problema entre a sua casa de leilão e seus clientes. Enfim, quem dá mais sempre ganha e você não quer perder nenhum lance por isso, certo?
Além disso, a interface do pregão precisa valorizar o lote que está sendo leiloado e estimular a emoção das disputas, seja com efeitos especiais ou outros recursos. Já para o leiloeiro e sua equipe, ter acesso a todas as fontes de lances é essencial para investir em ações mais segmentadas.
Inovação
Mais uma vez, pergunte-se: Essa plataforma está seguindo as tendências de design e inovação? Está otimizada para os mecanismos de buscas e oferece recursos atuais em relação ao mercado tecnológico?
Trazendo o cenário inovador para casas de leilões, é possível encontrar soluções que priorizem a experiência do usuário, deixando o uso da plataforma mais eficiente, estratégico e divertido.
O catálogo em nossa plataforma, por exemplo, oferece interações como curtir, compartilhar um lote através de e-mail ou whatsapp e ainda apresenta lotes relacionados aos lotes que foram visitados.
Há, também, a possibilidade de configurar um lance automático, onde o sistema lança o mínimo sempre que superado até o limite secreto.
A tendência é que haja cada vez mais interatividade e inovações, distanciando plataformas engessadas e que não buscam se atualizar e oferecer novas funcionalidades para seus clientes. Estes detalhes são úteis e trazem mais dinamismo para o seu negócio e participação de novos públicos em seus leilões.
Relatórios
Chegou a hora de falar sobre métricas! É inviável gerir algo com maestria sem analisar as métricas e saber o que se passa em seu negócio através de dados. Eles nos dão muito mais clareza do que realmente funciona e o que não funciona, com base em estatísticas.
Você consegue tomar decisões muito mais acertadas sabendo, por exemplo, quais são as fontes de tráfego dos arrematantes, quantas pessoas estão navegando em seu site, acessando o seu catálogo, o leilão ao vivo etc.
Além disso, é possível acompanhar todos os processos internos, como quanto já foi realizado do checkout, embalado, pago, entregue e quanto ainda falta para finalizar o leilão.
O melhor de ter tudo isso em uma única plataforma é que você ganha mais tempo e ainda tem relatórios mais eficientes. Mesmo mensurando setores de forma isolada, é possível combinar dados e gerar insights ricos para otimizar a gestão interna e também para ajudar a atrair mais clientes para os próximos leilões.
Suporte
Sim, todo sistema está sujeito a erros, mas o que diferencia um sistema preparado de qualquer outro são as situações críticas. Se algo der errado em alguma etapa do seu leilão, será que haverá um profissional ou uma equipe pronta para ajudar? E se o seu leilão parar enquanto você estiver online?
Esse é o medo de qualquer leiloeiro, mesmo tendo um sistema próprio.
Contar com profissionais para acompanharem o leilão ao vivo e auxiliar a sua equipe sempre que necessário é algo que faz a plataforma ganhar pontos no momento de decidir pela melhor plataforma para a sua casa de leilão.
Segurança de Dados
Tão importante quanto o suporte, garantir que as informações da sua casa de leilões, cadastros de clientes, faturamento etc, estarão seguras é algo primordial quando se trata de ferramentas digitais.
Ainda que não seja um assunto que você domine, é importante verificar alguns aspectos, como a criptografia da plataforma, que se dá ao uso da tecnologia HTTPS (aquele “cadeado verde” que aparece na barra do seu navegador), utilizada por sites com altos critérios de segurança como e-commerces, bancos, entre outros.
Mesmo não podendo garantir total segurança de dados na internet, é possível minimizar os riscos com o uso de servidores dedicados e monitoramento constante.
Privacidade
Existem plataformas que compartilham a base de clientes de casas de leilões para beneficiar outros clientes, sem o consentimento dos mesmos. Além de ser completamente antiético, é proibido!
Para criar um ambiente seguro, além das próprias normas de segurança e privacidade de cada site, e-commerce e plataforma que haja tratamento de dados de seus clientes, em agosto de 2020 entrou em vigência a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) — Lei nº 13.709/2018.
De acordo com esta lei, existem dez bases legais para o tratamento de dados pessoais, o consentimento é um deles. Esta lei também tem abrangência extraterritorial, ou seja, não importa se a organização ou o centro de processamento de dados dentro ou fora do Brasil, a lei precisa ser respeitada.
A quem não cumprir esta lei, além de assumir multas pesadas, terá a imagem manchada perante a mídia e seus clientes.
Portanto, a nossa sugestão é que você verifique com os gestores da plataforma de leilão do seu interesse, se eles estão adequados à legislação, se agem de forma transparente e responsável. Afinal, antes de qualquer norma, devemos respeitar e garantir a privacidade de todos os usuários.
Bom, você já deve ter notado que escolher uma plataforma de leilões requer muita atenção. Muito além das comissões, antes de bater o martelo e escolher a plataforma de leilões ideal, analise se seu representante tem real interesse em manter um bom relacionamento com a sua casa de leilão e garantir que você esteja satisfeito com a solução ou esteja apenas interessado no retorno financeiro.
Pensar apenas uma ou duas vertentes isoladas pode prejudicar a gestão de outras áreas cruciais do seu negócio, portanto, a nossa sugestão é que você considere, principalmente, os requisitos que listamos acima que já farão muita diferença em seu negócio.
Lembre-se: a plataforma de leilões ideal precisa ser fácil de usar, ser organizada, segura para você e seus clientes e oferecer todos os recursos necessários para que você e sua equipe realizem leilões cada vez melhores e com mais rapidez.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais neste assunto, criamos um conteúdo com 10 perguntas que você deve fazer antes de contratar o sistema de gestão perfeito para o seu leilão.