CRM e ERP: Como um punhado de letras pode alavancar seu leilão ?

Por Arremate Arte |
21 de janeiro de 2020 | Atualizado em: 29 de janeiro de 2022

Então talvez você tenha lido o título desse post, e tenha pensado “CR, ER, o que??” Esse estranhamento inicial é esperado, até, mas esse texto é para você mesmo, e nós vamos explicar exatamente o porquê. CRM e ERP são dois acrônimos bem importantes para o seu negócio, só que ninguém te contou como eles podem influenciar seu atendimento, sua produtividade e suas vendas… Até agora. 😉

Esses dois apanhados de letras têm o objetivo de trazer dados precisos para lhe ajudar a administrar o seu negócio, sendo que um deles (CRM) se aplica aos seus clientes, enquanto o outro (ERP) se aplica à sua equipe e seus processos internos.

CRM = do inglês, Customer Relationship Manager (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente)

É uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.

Você já sabe que seus clientes são a vida e o sangue do seu negócio. É ao servir um certo grupo de pessoas (participantes de leilão e colecionadores de arte, por exemplo) que você garante o fluxo de caixa que mantém suas paredes de pé e as luzes acesas. Ou seja: sem clientes, sem negócio.

Por isso é essencial ter um controle adequado do processo pelo qual pessoas interessadas se cadastram no seu leilão, participam e, por fim, fecham uma compra.

Em cada momento dessa jornada, a comunicação é diferente.

E para cada pessoa, de acordo com os interesses específicos dela, o jeito de falar (e o que falar) muda.

Agora… Como é humanamente impossível fazer isso caso a caso, pessoalmente, para leilões com mais de 200, 400, 1000 pessoas… o CRM entra no jogo e funciona quase como um segundo cérebro para você.

Ele registra o que cada participante faz, que lotes ele curte, em que momento da jornada de compra ele está… E te ajuda a ajustar a comunicação de acordo. 

Nos corrija se estivermos errados, mas você não falaria do mesmo jeito com:

  1. Uma pessoa que estava passando na rua, viu seu leilão e resolveu entrar (pela primeira vez)
  2. Um cliente de longa data
  3. Um colecionador de arte que comprou com você uma ou duas vezes
  4. Um cliente novo que tem demonstrado um grande interesse em peças de decoração

Por que você mandaria a mesma mensagem online para todas essas pessoas hipotéticas?? 

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) faz com que todo o carinho e atenção que você sempre dedicou ao se relacionar com seus clientes transpareça também no ambiente digital.

As mesmas regras do mundo real se aplicam online, afinal. 

Agora você já sabe como melhorar seu atendimento e oferecer algo personalizado que vai fazer seus clientes se sentirem vistos, compreendidos e valorizados… 

Vamos então voltar nossa atenção para o seu público interno: sua equipe.

ERP = do inglês Enterprise Resource Planning (ou Sistema de Gestão Integrado)

Com essa tecnologia, você coloca uma inteligência artificial para acompanhar o seu negócio de um jeito que seria muuuuito difícil “a olho nu”.

Assim você consegue acompanhar cada tarefa que precisa ser feita, entender se existe algum gargalo, identificar problemas na produtividade da sua equipe e melhorar seus processos internos de uma forma geral.

Num mesmo lugar, você consegue administrar pagamentos e recebimentos, monitorar as vendas e acompanhar os lotes (se já foram embalados e enviados, por exemplo).

Isso também contribui para a gestão de pessoas. Se uma tarefa está demorando demais para ser realizada, você consegue ver exatamente onde ela parou e identificar o problema, já que tem acesso às informações dos diferentes setores do seu negócio.

Quando utiliza um sistema diferente para cada área do seu negócio, fica mais fácil cometer erros ao passar as informações de um lugar para o outro. 

A gestão integrada te permite ver o todo. O quadro completo. 

O melhor de tudo? O resultado costuma ser bom a ponto de melhorar também seu relacionamento com comitentes e arrematantes.

Quer entender melhor como isso funciona na prática?

Digamos que um comitente decida colocar um item que não vendeu no seu próximo leilão… Isso é feito de forma automática, sem que você precise cadastrar a peça mais uma vez.

O mesmo acontece se um lote passar do seu acervo para o leilão, e vice-versa.

Ou se acabou de chegar uma peça, e ela está aguardando para ser fotografada… Você consegue visualizar quanto tempo demorou para essa tarefa ser realizada.

Ou ainda: o balanço com os resultados do seu leilão é feito de forma automatizada.

Em outras palavras: usamos o Sistema de Gestão Integrado (ERP) para te dar uma visão muito mais ampla e clara sobre o seu negócio, diminuir os erros humanos e automatizar as tarefas mais mecânicas e repetitivas.

Assim sua equipe produz mais.

Você minimiza atritos com comitentes e arrematantes.

Você consegue focar naquilo que sabe fazer de melhor: captar peças incríveis para o seu leilão.

“Tá, isso tudo parece muito bom… Mas é seguro?”

Ouvimos essa pergunta com frequência de pessoas que ainda não estão acostumadas com a profissionalização do mercado online.

E para você ter uma ideia do quão esse assunto é importante dentro desse cenário, deixa a gente te contar que os investimentos com inteligência artificial voltados para a segurança digital ultrapassa a casa dos milhões de dólares.

As soluções disponíveis hoje adicionam diversas camadas de segurança que protegem os dados e lhe ajudam a recuperar alguma informação da qual você necessite.

Sem falar que a criptografia torna essas informações indecifráveis para qualquer pessoa não-autorizada.

Até mesmo para quem pode acessar o sistema, as informações disponíveis são restritas apenas àquelas necessárias para que a pessoa desempenhe sua função. Só você tem acesso a tudo referente ao seu negócio.

Por fim, os firewalls são programados especificamente para identificar qualquer tentativa de ataque malicioso e acabar com eles imediatamente. Se o seu negócio fosse um castelo medieval, os firewalls seriam seu exército.

Agora é com você.