Como usar vídeo: a mídia que aumenta os arremates online

Por Arremate Arte |
07 de fevereiro de 2020

Se você ainda tinha dúvidas se gravar vídeos dos lotes leiloados na sua casa de leilão é uma boa ideia, este conteúdo baseado em dados vai te mostrar que não… Vídeo é uma ÓTIMA ideia!

Ainda não existem estudos específicos voltados ao mercado brasileiro de leilões de arte e decoração, mas vários dados de e-commerces tradicionais nos mostram que vídeos têm o poder de aumentar as vendas online de forma considerável, melhorar seu posicionamento nos sistemas de busca (como o Google), e influenciar até mesmo as vendas offline.

Isso é ainda mais importante quando falamos em ampliar o público dos leilões, atraindo, também, gente mais jovem para renovar sua base de clientes. Pois bem, jovens já assistem mais vídeos na internet do que assistem TV.

Selecionamos alguns dados apresentados pela Mlabs (ferramenta de gerenciamento de redes sociais) que podem te convencer a usar esse formato de conteúdo em sua estratégia de marketing:

Interessante, não? Abaixo, vamos lhe mostrar 5 ideias simples e valiosas para começar a aplicar hoje mesmo na sua casa de leilão.

1. Dê vida ao leilão online com transmissão em vídeo

Uma das principais reclamações que escutamos é que o leilão online acabou com o charme dos leilões de antigamente (presenciais), que arrematar online é monótono, cansativo… E isto não é uma verdade absoluta!

Claro que a experiência tête-à-tête, o tato humano, o olhar, são insubstituíveis. Porém, além de todos os benefícios de um leilão online, a transmissão em áudio e vídeo é a melhor ferramenta para leiloeiros enriquecerem os leilões como nos velhos tempos. 

Eles que dão vida ao leilão, os grandes responsáveis por passarem sua visão e experiência ao tecerem comentários sobre os lotes, ao mesmo tempo que narram em tom empolgante as disputas. 

Existem detalhes e informações que muitas pessoas não conhecem, e esse é um ponto onde leiloeiros podem agregar muito valor, sendo determinantes na tomada de decisões dos participantes. 

É sempre importante contar histórias, dar informações relevantes sobre os lotes, falar de exposições, acervos importantes que fizeram parte, se pertenceram a alguém importante, ou qualquer coisa que reforce suas características e que não necessariamente estejam na descrição do catálogo.

Isso é ainda mais importante se levar em consideração que participar de um leilão é uma atividade emocionante, e essa é uma oportunidade de aumentar ainda mais esse sentimento de excitação.

2. Grave vídeo apresentando os lotes 

Vídeo é uma forma simples de aumentar as chances de venda ao mesmo tempo que minimiza clientes insatisfeitos, aqueles que solicitam devolução mesmo sabendo que, em leilões, o arremate é irrevogável.

Segundo esta pesquisa da Wyzowl, quase 50% das pessoas citam “será que o produto ta igual ao da foto?“ como a maior preocupação ao comprar online. No mesmo levantamento, 80% dos entrevistados falaram que os vídeos lhe dão mais confiança ao fazer uma compra pela internet.

Gravar vídeo dá um entendimento claro sobre as particularidades e eventuais imperfeições de cada lote, uma forma simples e eficiente de aumentar sua credibilidade e se destacar no mercado.

Hoje, com a facilidade que casas duvidosas operam online, isso é cada vez mais relevante na tomada de decisão do arrematante. 

Aqui vai um exemplo de um vídeo super detalhado da Tiffany.

3. Lotes em Mise-en-scène são mais atrativos

Sabemos que para o site é essencial produzir imagens em fundo infinito, de variados ângulos, para que todos os detalhes e eventuais imperfeições fiquem expostas para os arrematantes.

Somando a estes, criar vídeos que tragam contexto para seus lotes é super efetivo, pois ajudam seus clientes a se enxergarem naquela situação.

Por exemplo: ao invés de simplesmente filmar um quadro ou um aparelho de jantar, você pode montar um ambiente com a obra de arte ou uma mesa completa e gravar apresentando cada lote. Assim, o vídeo fica contextualizado e interessante de assistir.  

O exemplo abaixo não é do mundo dos leilões, mas ilustra o que queremos dizer.

4 – Gere mais engajamento no Instagram e Facebook

Como você já deve saber, usar as redes sociais para aumentar a visibilidade do seu leilão também é uma excelente estratégia para aumentar as vendas. 

No Instagram e Facebook você conta com uma infinidade de recursos para alcançar novas pessoas, gerar credibilidade ao seu negócio e criar um vínculo com seus seguidores e clientes, que acompanham o seu trabalho a distância.

Dados gerados pela Mlabs (ferramenta de gerenciamento de redes sociais), apontam que publicações em carrossel apenas com imagens, tem em média 1,80% de taxa de engajamento. Já as publicações em vídeo, a taxa de engajamento fica em 1,86%.

Para melhorar a experiência de seus seguidores e trazer um diferencial para o seu feed, experimente postar um carrossel usando imagens e vídeos, essa taxa sobe para 2,33%. Isso sem falar que o número de comentários tende a ser até 4 vezes maior do que os conteúdos somente em imagem estática. 

Dados são dados! Vídeo é o melhor formato para aumentar o engajamento do público com seus conteúdos!

5. Grave vídeos complementares para os arrematantes

Quem compra um quadro, por exemplo, talvez queira saber como pendurá-lo ou como criar uma composição legal em uma parede. Este tipo de conteúdo é importante e complementar à compra, podendo aumentar, e muito, o engajamento dos seus clientes ao mesmo tempo que agrega valor à sua marca.

Em outra situação, alguém que compra uma peça de prata vai precisar saber como cuidar e limpar a sua prataria.

Desta forma, não somente o processo de vendas estará com a devida atenção, mas também o pós-venda, onde os esforços estão voltados para a retenção do cliente e isso inclui atender suas necessidades em relação ao lote que acabou de arrematar.

Desta forma, você sinaliza uma atenção especial também ao pós-venda, onde os esforços estão voltados para a retenção do cliente e isso inclui atender suas necessidades em relação ao lote que acabou de arrematar.

Pronto! 

Depois de saber sobre as vantagens em usar vídeos na estratégia de marketing do seu leilão, você vai continuar produzindo apenas fotos? Lembre-se que pode estar perdendo uma excelente oportunidade de se diferenciar, aumentar o desejo de compra e atrair novos clientes.