5 motivos pelos quais desenvolver seu próprio sistema não é a melhor solução.

Por Arremate Arte |
20 de janeiro de 2020 | Atualizado em: 29 de janeiro de 2022

Pessoas comuns contratam decoradores, personal trainers, nutricionistas, professores particulares, consultores… E o principal motivo é que existe um limite até onde você pode ir sozinho sem começar a tomar uma tacinha de vinho cada vez mais cedo.

Organizadores de leilões costumam assumir tantas responsabilidades para si que nem é tão estranho assim muitos alimentarem a ideia de desenvolver o próprio sistema de gestão. Mas essa será a melhor opção? Somos suspeitos para falar, mas nossa resposta é não. E isso não é só por causa da sua sanidade mental (embora esse seja um ÓTIMO argumento).

Para constatar o que estamos falando, veja 5 motivos pelos quais desenvolver seu sistema de gestão não é a melhor saída.

#1 Contratar um time de especialistas é caro

Imagine que você vai precisar de pelo menos um gestor de projetos, um web designer, um desenvolvedor back-end e outro front-end para fazer o seu sistema rodar. Apenas contratar cada um desses profissionais já é bastante dispendioso, agora multiplique isso pelo número de meses ou anos necessários para colocar o projeto inteiro de pé.

E, o que já era caro e escasso, com a alta do dólar e a pandemia, ficou ainda pior. Ao mesmo tempo que surgem dezenas de novas startups de tecnologia todo mês, empresas estrangeiras estão assediando cada vez mais os desenvolvedores brasileiros. Recebendo em dólar, quem resiste? É um verdadeiro leilão, leva quem oferece mais.

Acredite, é muito dinheiro.

A não ser que tenha lucros exorbitantes, criar e manter atualizada uma solução de qualidade sozinho é inviável.

#2 Você vai precisar traduzir todas as regras do seu negócio

Organizadores de leilão e desenvolvedores de software não falam a mesma língua. É preciso reunir toda a paciência que você conseguir encontrar e sentar com o seu desenvolvedor para traduzir todas as regras do seu negócio.

Esse é um exercício que, nós apostamos, ninguém ainda tentou fazer em casa. Organizadores já internalizaram de forma intuitiva as regras de um leilão, por isso é tão difícil explicar por a mais b como cada detalhe funciona.

O resultado é que, a cada coisinha que você esquecer, vai ser necessário fazer uma iteração e aperfeiçoar o seu sistema. Ou seja: você vai precisar investir além do dinheiro, muito tempo.

#3 Mesmo com o sistema pronto, você precisa de uma equipe de suporte especializado

Depois de pronto, é preciso ter uma equipe de suporte à sua disposição para lhe ajudar frente a qualquer imprevisto além de manter o sistema atualizado. Ao contratar um sistema terceirizado, você se mantém atualizado e divide esses custos com uma série de outros organizadores.

#4 Você fica restrito ao feedback dos seus clientes

Sabe aqueles detalhes que nós mencionamos que aparecem e geram mudanças no seu sistema de gestão? A maioria das vezes esse tipo de insight vem dos seus clientes, durante o uso ao se depararem com alguma dificuldade.

Quando você contrata um sistema, você se beneficia dos feedbacks enviados por clientes de todas as casas de leilão parceiras, antecipando necessidades e aumentando suas chances de criar uma experiência realmente transformadora.

#5 Você precisa dispor de uma grande quantidade de tempo

Além de caro e complexo, desenvolver o próprio sistema demanda muito tempo. Pode demorar até anos para você ter um produto sem bugs, otimizado, aperfeiçoado, e que supere as expectativas dos seus clientes.

Certamente esse tempo seria muito mais proveitoso se investido naquilo que você é especialista: captar peças e atender clientes.

Desta forma, optando por um software de gestão desenvolvido por uma equipe que entende do mercado e, a partir de uma demanda premium, criou uma solução específica para a sua casa de leilão, certamente é muito mais interessante do que utilizar um sistema genérico ou passar anos desenvolvendo a própria solução para acabar se frustrando no final.