Escolher o melhor sistema de gestão para as necessidades do seu negócio é uma das decisões mais estratégicas que você vai tomar. Se essa tarefa for feita com o carinho que ela merece, isso vai lhe fazer ganhar tempo, aumentar a produtividade e vender mais. Mas o que você deve levar em consideração ao fazer a sua escolha?
As perguntas abaixo vão lhe guiar.
#1 Atende suas prioridades?
Negócios diferentes procuram sistemas por motivos diferentes. Por exemplo: uma de nossas clientes, que trabalha com leilões e acervo, adora poder colocar uma peça do acervo no leilão (ou vice-versa) sem ter que recadastrar o item.
Já outra cliente, que teve um crescimento vertiginoso (e hoje atende uma quantidade muito maior de clientes), adora nosso CRM. Com isso, ela consegue oferecer um atendimento personalizado sem ter que puxar as informações da memória (e sem ter que entrar de leilão em leilão para saber o que um cliente comprou).
Vale você se perguntar qual a sua prioridade:
- Organizar e finalizar leilões mais rápido?
- Mitigar falhas humanas e reclamações?
- Melhorar sua apresentação?
- Integrar tudo que precisa em um só sistema?
- Analisar a produtividade de cada um no seu time?
- Acessar dados e relatórios para tomar melhores decisões?
#2 Oferece algum teste ou demonstração?
Testes ou demonstrações gratuitas vão te permitir interagir com o sistema de gestão antes de você se comprometer e fechar negócio. É como um test drive naquele automóvel que você achou incrível, mas quer sentir na pele como é ficar atrás do volante antes de fechar negócio.
#3 Funciona na nuvem?
Dê preferência aos sistemas que funcionam e armazenam seus dados na nuvem, em bancos de dados confiáveis, e guardados por várias camadas de segurança. Isso que dizer que você não precisa instalar nenhum arquivo em seu computador e, mesmo que você não esteja na empresa, consegue acessar seguramente o sistema para verificar dados e o trabalho da sua equipe. Isso é essencial atualmente.
#4 É ofertado como um serviço?
Imagine que o seu sistema de gestão é um assistente que você contrata para lhe ajudar a gerenciar a sua equipe e o seu negócio. Algumas soluções cobram um valor altíssimo de uma vez só, enquanto nos Softwares como Serviço (Software as a Service, ou SaaS), esse investimento é diluído em parcelas mensais, renovadas automaticamente.
Outra vantagem dos Softwares como Serviço é que as atualizações são constantes e feitas de forma automática – sem você precisar se preocupar com isso.
Em softwares comprados é preciso pagar por cada nova atualização, que, na maioria dos casos, não estão disponíveis ou são muito caras, além de ser um modelo que praticamente impossibilita ter os recursos mais avançados do mercado.
#5 Lhe ajuda a conhecer melhor seus clientes (e aumenta suas vendas como consequência)?
É essencial que seu sistema de gestão empresarial (ERP) esteja interligado com o seu sistema de gestão de relacionamentos (CRM).
É importante ter sempre em mãos informações ricas e atualizadas sobre os seus clientes, juntando num só lugar tudo o que for pertinente em relação a eles, desde o histórico de atividades até observações escritas por você e sua equipe.
Quer dizer: você não precisa ficar entrando de leilão em leilão e fazendo trabalho de formiguinha só para entender melhor como os seus clientes se comportam.
Isso te permite interagir de um jeito bem mais pessoal e assertivo. O resultado é que, quando são compreendidos, seus clientes tendem a se identificar e comprar mais com você.
#6 Oferece apoio para a implantação?
Mudanças costumam trazer dúvidas, e saber que existe uma equipe ao seu lado para lhe apoiar durante a implantação de um novo é essencial.
O apoio pode acontecer tanto para responder as perguntas a respeito do uso do sistema, como também para garantir que você vai tirar o maior proveito dele e seus clientes terão uma transição tranquila.
#7 Valoriza sua marca?
Sua apresentação online é essencial para você vender online. Pode parecer óbvio, mas ter um site em domínio próprio e que funciona bem tanto no computador quanto no celular, por exemplo, é essencial. E-mails automatizados e material impresso com a sua logo ajudam a criar identificação com o seu negócio. Transmissão em video, durante o pregão ao vivo, gera mais credibilidade e da chance ao(a) leiloeiro(a) de cativar arrematantes com informações e curiosidades que não aparecem nas descrições dos lotes.
Seu sistema lhe ajuda com essas e outras atividades, ou você fica largado à própria sorte?
#8 – Gera relatórios inteligentes?
Relatórios inteligentes ampliam sua visão sobre o seu negócio, nutrindo sua tomada de decisão e lhe permitindo agir de modo muito mais assertivo.
Além do faturamento e comissões, é importante saber quantas pessoas tomaram conhecimento sobre seu leilão, como chegaram até seu site, qual o perfil, localização, quantos são novos ou recorrentes, os lotes de maior sucesso, comparação entre categorias e outras informações que lhe ajudem a medir o resultado dos leilões e campanhas de marketing.
#9 – Estimula o desempenho da sua equipe?
Produtividade é um elemento chave que vai permitir à sua equipe gerar ainda mais valor para os seus clientes e para o seu negócio. Seu sistema de gestão tem acesso para todo seu time e os ajuda a performar da melhor forma?
Nós só conseguimos melhorar aquilo que acompanhamos, medimos e nos esforçamos para mudar.
#10 É um sistema integrado?
Por fim, uma das maiores vantagens de ter um sistema de gestão é centralizar todas as áreas do seu negócio numa única plataforma. Além de otimizar o fluxo de trabalho, assim as informações importantes ficam todas guardadas no mesmo lugar.
Para você, que é uma pessoa competente e ocupada, que tal seria controlar seu seu negócio inteiro na mesma plataforma?
#11 Respeita a privacidade dos clientes?
Infelizmente é comum o crescimento de plataformas baseado na exploração indevida da base de dados das casas de leilão parceiras, onde os clientes de cada casa são apropriados indevidamente pela plataforma e passam a receber comunicados e propagandas sem consentimento dos clientes. Além de antiético, atualmente com o lançamento das Leis Gerais de Proteção de Dados (LGPD, 2021) essa prática passou a configurar crime.